top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

#ElePodeNãoTeBater: Denúncias de abusos psicológicos no Twitter

Por mais explorados que tenham sido nos últimos tempos, os temas a respeito de relacionamentos abusivos estão longe de suficientemente discutidos e compreendidos. Prova disso é a necessidade bater na mesma tecla cotidianamente para frisar a ideia de que violência é um problema muito mais próximo do que aquele que o imaginário coletivo acredita e que abuso não envolve apenas violência física.


Ainda é conturbada a ideia do que pode ser caracterizado como abuso e o que não pode, até mesmo entre quem conhece o tema e tenta abordá-lo. Constantemente é preciso reforçar que não apanhar não necessariamente significa não estar em uma relação abusiva. Seguindo essa ideia, a artista Zahira Kelly, militante assídua do movimento negro e das causas feministas, decidiu expor situações que vivenciou em relacionamentos abusivos no twitter.

O resultado foi a viralização da hashtag #MaybeHeDoesntHitYou (tradução literal: talvez ele não te bata) na rede social. Milhares de pessoas utilizaram a tag para relatar situações de abuso. Ao ver a dimensão que suas postagens tomaram, Zahira reforçou suas criticas à cultura do abuso, especialmente à em que as mulheres negras estão inseridas.


"A cultura do abuso é algo que a maioria das mulheres experienciam, e em altos níveis para mulheres de cor, como eu. Mas nós temos muito pouco apoio e raramente somos equipadas para reconhecê-la."

| tradução literal ao passar o mouse pela imagem |

Recentemente, a hashtag foi traduzida para o português pelo Brasil Post como #ElePodeNãoTeBater e já demonstra um grande alcance. Abaixo estão alguns exemplos.




#ElePodeNãoTeBater, mas contamos com você na batalha contra os abusos!


SIGA TAMBÉM:

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
bottom of page